Rodada de negócios Sebrae/PR

Aproximação entre produtores e empresários, no Sebrae/PR em Curitiba, prospecta negócios

Encontro Km 0, realizado na semana passada, rendeu 320 reuniões entre representantes de cooperativas de hortaliças, frutas, cervejas e vinhos e empresários potenciais compradores

O Encontro de Negócios Km 0, promovido pelo Sebrae/PR, na semana que passou, terminou com saldo positivo. Durante o evento, realizado no dia 13 de novembro na sede do Sebrae/PR em Curitiba, foram registradas 320 reuniões, envolvendo produtores rurais e empresários de minimercados, hotéis e restaurantes.

Os empresários, que participam de projetos do Sebrae/PR nas áreas de varejo e turismo, conheceram a qualidade e a segurança alimentar das hortaliças, frutas, cervejas e vinhos que são produzidos em Curitiba e Região Metropolitana, por pequenas propriedades e empresas que também são atendidas pelo Sebrae/PR.

A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, afirma que o principal objetivo do evento foi diminuir a distância entre compradores e produtores, a filosofia do conceito Km 0. “A intenção foi criar uma aproximação entre os dois lados, abrir o canal de apresentação do produto e permitir que eles conheçam a variedade e qualidade dos produtos que são produzidos tão perto de Curitiba, que, vendidos diretamente, todos ganharão, o produtor e também o consumidor porque terão preços mais justos e mais competitivos”, afirma.

Paulo Cosmo, da Cooperativa Frutipar, ficou satisfeito com o resultado. “Produzimos maçãs, nectarinas, peras, uvas e outras frutas. A nossa vantagem é que podemos oferecer tudo bem fresquinho aos compradores, já que a distância que nos separa é pequena, e esse é um dos nossos principais argumentos de venda”, frisa o produtor.

O empresário Rafael Verderio é dono de um minimercado no bairro Capão Raso. Ele demonstrou interesse pelos fornecedores que participaram do Encontro. “Eu importo frutas da Espanha, por não conhecer muitos fornecedores. Mas, depois do evento, acredito que poderei investir nas frutas produzidas aqui”, observa.

Os alimentos produzidos na Grande Curitiba também agradam aos turistas. A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, diz que utilizar produtos regionais é um diferencial. “O turista gosta de produtos locais, eles se apropriam de uma maneira diferente de tudo que é regional. É interessante vender essa imagem para o consumidor e cliente.”

Km 0

O conceito Km 0, que inspirou o evento realizado pelo Sebrae/PR, é usado em todo o mundo para incentivar a aproximação entre a produção e o consumo, gerando assim menos danos ao meio ambiente e uma valorização da economia local. A proposta é muito comum em cidades da Europa, como Barcelona, na Espanha.

A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, afirma que o objetivo é gerar negócios sustentáveis. “É uma questão de sobrevivência. Com produtos locais, diminuímos a distância, são menos caminhões rodando nas estradas, que já estão cheias, os produtos chegam frescos aos mercados e, consequentemente, aos consumidores. São itens de altíssima qualidade que, muitas vezes, eles não tinham acesso”, assinala.

O Encontro de Negócios Km 0 foi uma iniciativa inédita do Sebrae/PR e a intenção é repetir o evento em 2014. Nesta edição, participaram apenas empresários inscritos no Projeto de Turismo, no Projeto Varejo TOP Loja – Minimercados e no Projeto da Cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros de Curitiba e Região Metropolitana.

O empresários interessados em conhecer o trabalho dos produtores de hortaliças, frutas, cervejas e vinhos, atendidos pelo Sebrae/PR em Curitiba e Região Metropolitana, podem ligar para o telefone 0800 570 0800.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Ao todo, são 27 unidades e aproximadamente 600 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do Brasil. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.