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Papai Noel Distribui Frutas no Mercado Municipal

Um Papai Noel com estilo saudável, que distribui frutas no lugar de guloseimas, foi a grande atração na abertura da programação de Natal do Mercado Municipal de Curitiba, na manhã deste sábado (30), e que se estenderá até o dia 21 de dezembro. A novidade agradou aos frequentadores do Mercado, tanto adultos quanto crianças que tiveram oportunidade de tirar fotos ou fazer pedidos ao bom velhinho.

Oferecer frutas às crianças ao invés de chocolates é uma forma simbólica de mostrar todo o trabalho de reeducação alimentar que vem sendo feito pela Prefeitura para os nossos jovens e nossas crianças. Diversas ações foram realizadas no decorrer do ano com grupos de profissionais e nutricionistas neste processo de informação, disse o prefeito Gustavo Fruet que participou do lançamento do Natal do Mercado Municipal.

Os pais aprovaram a idéia. É importante uma iniciativa assim porque sempre estimulamos nossos filhos a comer frutas, principalmente nesta época, quando consomem muito doce. A distribuição da fruta reforça a nossa ideia, afirmou o perito criminal Ricardo Maia, acompanhado do pequeno Vitor, de dois anos, que tem a banana como fruta predileta. A distribuição de frutas é uma boa ideia porque já acostuma desde cedo a ter educação alimentar. A nova geração já tem mais essa consciência, avaliou o empresário Cristiano Sugisawa, que carregava consigo Bernardo, de apenas seis meses de idade.

A distribuição de ameixas e pêssegos em substituição aos doces para os visitantes do Mercado Municipal tem a intenção de estimular o consumo de frutas e a consciência das pessoas para ter uma alimentação diária mais saudável. De uma forma lúdica, aproveitando o ambiente natalino e a figura expressiva do Papai Noel, queremos levar a mensagem da Prefeitura de Curitiba sobre a necessidade do aumento do consumo de alimentos saudáveis, afirmou o secretário municipal de Abastecimento, Fernando Klein Nunes.

O Papai Noel também gostou desta mudança de atitude porque a entrega de frutas demonstra preocupação com a saúde da população. As pessoas estão gostando porque é algo novo, bem diferente. É saudável, disse Paulo Duarte, que trabalha como Papai Noel há sete anos.

Incentivo

A campanha da Secretaria Municipal de Abastecimento para que a população consuma mais frutas é também um incentivo aos pequenos produtores locais. Neste sábado também foi lançado o selo dos fruticultores paranaenses, para que eles possam comercializar seus produtos dentro do Mercado Municipal. Estamos viabilizando, por meio de rodadas de negócios, para que tenhamos cada vez mais produtos do nosso Estado dentro do Mercado Municipal, de nossas feiras e dos Armazéns da Família, afirmou o secretário Fernando Nunes.

Também participaram do evento no Mercado Municipal, o presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur) Paulo Colnagui e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni.

 

Campanha vai incentivar consumo de frutas da época

No Paraná, campanha vai incentivar consumo de frutas da época

Produtores de frutas que integram a Associação Paranaense de Fruticultores (Frutipar) apresentaram nesta quarta-feira (20), em Curitiba, ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a campanha que incentiva o consumo de frutas da época – a Frutas Paraná.

A primeira campanha, que será lançada até o final de novembro, provavelmente no Mercado Municipal de Curitiba, vai ofertar as frutas de caroço como pêssego, ameixa e nectarina. A campanha está sendo orientada pelo Sebrae

As frutas serão apresentadas com um selo que vai identificar a marca Paraná como certificado de qualidade para a produção.
A campanha vai incentivar o consumo de frutas para que as pessoas tenham o hábito de consumir alimentos naturais e saudáveis, explicou Dalanhol.-PR. Posteriormente, outras frutas de época cultivadas no Paraná, como maçã, kiwi, terão o consumo incentivado, disse o presidente da Frutipar, Ivanir Leopoldo Dalanhol.

Com a chancela de produto saudável, a Frutipar quer criar uma demanda específica para consumo de fruta produzida no Paraná. Dalanhol acha importante explorar os atributos de boas práticas de produção em que o produtor reduziu bastante a aplicação de agrotóxicos sobre as frutas. Ele citou a produção de maçãs, onde o produtor vem recorrendo ao controle biológico para combater a mosca da fruta, principal praga que prejudica os pomares. Com esse procedimento, o produtor só vem usando inseticida quando realmente há danos nos pomares.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, o Paraná produz em torno de 35 mil toneladas de frutas de caroço, entre pêssego, ameixa e nectarina, e a tendência é dos preços da frutas recuarem em período de safra em função da maior oferta disponível no mercado, período ideal para incentivar o consumo. “Além disso, é importante criar o hábito de consumir frutas o que é muito saudável”, disse o engenheiro agrônomo do Deral, Paulo Andrade.

Rodada de negócios Sebrae/PR

Aproximação entre produtores e empresários, no Sebrae/PR em Curitiba, prospecta negócios

Encontro Km 0, realizado na semana passada, rendeu 320 reuniões entre representantes de cooperativas de hortaliças, frutas, cervejas e vinhos e empresários potenciais compradores

O Encontro de Negócios Km 0, promovido pelo Sebrae/PR, na semana que passou, terminou com saldo positivo. Durante o evento, realizado no dia 13 de novembro na sede do Sebrae/PR em Curitiba, foram registradas 320 reuniões, envolvendo produtores rurais e empresários de minimercados, hotéis e restaurantes.

Os empresários, que participam de projetos do Sebrae/PR nas áreas de varejo e turismo, conheceram a qualidade e a segurança alimentar das hortaliças, frutas, cervejas e vinhos que são produzidos em Curitiba e Região Metropolitana, por pequenas propriedades e empresas que também são atendidas pelo Sebrae/PR.

A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, afirma que o principal objetivo do evento foi diminuir a distância entre compradores e produtores, a filosofia do conceito Km 0. “A intenção foi criar uma aproximação entre os dois lados, abrir o canal de apresentação do produto e permitir que eles conheçam a variedade e qualidade dos produtos que são produzidos tão perto de Curitiba, que, vendidos diretamente, todos ganharão, o produtor e também o consumidor porque terão preços mais justos e mais competitivos”, afirma.

Paulo Cosmo, da Cooperativa Frutipar, ficou satisfeito com o resultado. “Produzimos maçãs, nectarinas, peras, uvas e outras frutas. A nossa vantagem é que podemos oferecer tudo bem fresquinho aos compradores, já que a distância que nos separa é pequena, e esse é um dos nossos principais argumentos de venda”, frisa o produtor.

O empresário Rafael Verderio é dono de um minimercado no bairro Capão Raso. Ele demonstrou interesse pelos fornecedores que participaram do Encontro. “Eu importo frutas da Espanha, por não conhecer muitos fornecedores. Mas, depois do evento, acredito que poderei investir nas frutas produzidas aqui”, observa.

Os alimentos produzidos na Grande Curitiba também agradam aos turistas. A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, diz que utilizar produtos regionais é um diferencial. “O turista gosta de produtos locais, eles se apropriam de uma maneira diferente de tudo que é regional. É interessante vender essa imagem para o consumidor e cliente.”

Km 0

O conceito Km 0, que inspirou o evento realizado pelo Sebrae/PR, é usado em todo o mundo para incentivar a aproximação entre a produção e o consumo, gerando assim menos danos ao meio ambiente e uma valorização da economia local. A proposta é muito comum em cidades da Europa, como Barcelona, na Espanha.

A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, afirma que o objetivo é gerar negócios sustentáveis. “É uma questão de sobrevivência. Com produtos locais, diminuímos a distância, são menos caminhões rodando nas estradas, que já estão cheias, os produtos chegam frescos aos mercados e, consequentemente, aos consumidores. São itens de altíssima qualidade que, muitas vezes, eles não tinham acesso”, assinala.

O Encontro de Negócios Km 0 foi uma iniciativa inédita do Sebrae/PR e a intenção é repetir o evento em 2014. Nesta edição, participaram apenas empresários inscritos no Projeto de Turismo, no Projeto Varejo TOP Loja – Minimercados e no Projeto da Cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros de Curitiba e Região Metropolitana.

O empresários interessados em conhecer o trabalho dos produtores de hortaliças, frutas, cervejas e vinhos, atendidos pelo Sebrae/PR em Curitiba e Região Metropolitana, podem ligar para o telefone 0800 570 0800.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Ao todo, são 27 unidades e aproximadamente 600 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do Brasil. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.